Tendências Pedagógicas

TAREFAS

 
 

1ª tarefa é clicar nestes links e explorar todas informações do site assim como pesquisar em livros e apostilas.  

http://www.ufsm.br/lec/01_00/DelcioL&C3.htm

http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=74

http://www.cliopsyche.uerj.br/livros/clio1/psicologiaetendencias.htm

 2ª tarefa Criar uma tabela, conforme o modelo abaixo, resumindo as tendências. Esta tarefa deverá ser entregue até 30/9/2010 

Tendência

Papel da escola

Conteúdos

Métodos

Professor

Aluno

Aprendizagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª tarefa -Após estudo das tendências, analise os casos relatados abaixo e escreva, a partir de cada um deles, quais as tendências que cada um contempla, justificando sua resposta. Data para entrega 18/10

1º caso: O professor da Escola X prioriza o ensino dos valores já consagrados pela sociedade, tendo por objetivo a sua acumulação, memorização e preservação. Disciplina, tradição, honra, obediência aos mais velhos são alguns desses valores, trabalhados pelo professor por meio da Exposição Oral. Tem por hábito transcrever toda a aula no quadro, exigindo silêncio e total atenção dos alunos durante sua explanação. Quando isso não ocorre, ameaça os alunos com provas mais difíceis e castigos, como copiar frases sobre a atitude que devem ter na sala de aula.

2º caso: Um professor do Ensino Fundamental prepara suas turmas para trabalhar na Feira de Ciências que se realizará na escola. A organização da Feira exige tarefas em grupos e a participação ativa dos alunos. Caberá a cada um a responsabilidade pelo que mais lhe interessar, havendo, assim, um grande respeito às diferenças individuais, proporcionando o desenvolvimento do potencial dos alunos e já os preparando para as funções que poderão desempenhar na vida adulta.

3º caso: A Escola Y tem como objetivo dar aos alunos oportunidade de acesso aos conteúdos universais. Assim sendo, os professores trabalham os seus conteúdos programáticos sempre do ponto de vista crítico e utilitário, de forma que os alunos possam adquirir maior consciência da realidade e passem a atuar na sociedade de maneira mais crítica e produtiva. 

4º caso: Um grupo de alfabetizadores, num país de língua portuguesa, da África, iniciou o processo de alfabetização de seus alunos utilizando um desenho da própria comunidade que era uma ilha de pescadores. No primeiro plano, aparecia um pescador segurando um peixe no qual estava escrito a palavra BONITO – um peixe muito bem comercializado na região. A partir do desenho, os alunos começaram a discutir os problemas da comunidade, até o momento em que o professor teve a oportunidade de lançar a palavra BONITO, iniciando o processo de alfabetização, que foi todo desenvolvido de forma crítica com base na vivência dos alunos e no diálogo.

5º caso: Um professor de Ensino Médio profissionalizante, visando a dinamizar e garantir a aprendizagem dos alunos, resolveu trabalhar os conhecimentos referentes à mecânica, apenas do ponto de vista prático, sem discutir suas implicações sociais. Para facilitar o domínio da fundamentação teórica indispensável, o professor, orientado pela Supervisão Pedagógica, passou a incluir no seu planejamento de aula vários meios, além da instrução programada, uma técnica de ensino com base na teoria do reforço.

 


 
Webquest elaborada por Dolores com