A Química nos Alimentos
 
   

PROCESSO

 

1 -  A primeira parte da nossa tarefa consiste em procurar, em rótulos de alimentos, os aditivos utilizados para a manutenção da qualidade desses produtos. (Veja um exemplo na figura ao lado).

2 - Nessa segunda parte vamos executar alguns experimentos com a finalidade de identificar os fatores que interferem no tempo de conservação e na forma de deterioração dos alimentos.

  • Primeiramente, você deve providenciar cinco frascos de vidro, semelhantes aos de "Chocomilk". Esterelize esses frascos, fevendo-os em água por cinco minutos. CUIDADO COM A ÁGUA QUENTE E COM O VIDRO QUE DEMORA A ESFRIAR. Nos cinco frascos colocamos respecitivamente, nenhuma, uma, duas, quatro e seis colheres de sopa de açucar. Preencheremos o frasco com água até metade do seu volume e colocaremo uma pequena quantidade de fermento de pão. Em cada frasco colocaremos 1/4 de uma goiaba madura e fecharemos o frascom um balão de borracha (desses utilizados em aniversários). Amarre bem os balões e aguarde 24 horas...  
  • No segundo experimento você deve dissolver um comprimido de vitamida C efervescente em meio copo de água. Corte uma beringela ao meio e retire duas fatias. A primeira deve ser mergulhada na vitamina C (ácido ascórbico) e seguida colocada sobre um prato limpo. A segunda fatia será colocado ao lado da primeira, sem contato com o ácido ascórbico. Aguarde 30 minutos e observe...
  • Nesse ultimo experimento vamos precisar de três colheres de abacate maduro. Amasse bem o abacate e distribua em três copinhos plásticos. No primeiro, coloque uma colher do ácido ascórbico preparado anteriormente. No segundo, coloque uma colher de água oxigenada 10 vol. (você encontra em farmácias...). No terceiro não colocaremos nada... Deixe no refrigerador por 1 hora e observe...

3 - Agora vamos relacionar o assunto em questão com a Cinética Química... Para isso é preciso que você responda às questões abaixo:

- No primeiro experimento, em qual frasco formou-se maior quantidade de gás?

- Ainda no primeiro frasco, em qual(is) frasco formou-se menor quantidade de gás? O que dificultou o desenvolvimento dos microorganismos do fermento?

- Como é conhecido o processo pelo qual se deu a reação nesses frascos?

- No segundo experimento, o que fez a beringela escurecer e qual a função do ácido ascórbico?

- Ainda no segundo experimento, o que é um inibidor e qual o inibidor nesse processo?

- Agora, no terceiro experimento, quais amostras de abacate escurecem apenas na superfície? Qual a causa desse fenômeno?

- Qual amostra de abacate escurece totalmente? O que provocou esse escurecimento? (Se você tiver dúvidas, coloque um pedaço de batata numa pequena quantidade de água oxigenada e observe)

- O que ocorre com a amostra de abacate tratada com ácido ascórbico? Justifique.

Agora, considerando o que você já leu e os dados colhidos nos experimentos, responda:

- O que provoca a deterioração dos alimentos e o que se pode fazer para dificultar esse processo?

- Que processos você usa em casa para conservar alimentos?

- Qual a relação entre os aditivos alimentares e o tempo de validade dos alimentos?

- O processo de deterioração dos alimentos pode ser considerado uma reação química?

4 - Agora vamos para a ultima fase da nossa tarefa... Construa o cartaz, mostrando o aditivo que você escolheu... os produtos onde ele está presente... o tempo de validade do alimento que o contém... sua classificação e os males que pode trazer ao organismo. Se precisar de auxílio, aí vai outra fonte de informação: http://www.planetaorganico.com.br/saudnut2.htm

   
   
Webquest elaborada por Professor Freuler com