Aprendizagem e Diversão por meio da Música
 
   

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem como objetivo desenvolver com alunos da 1ª série do Ensino Fundamental a música como elemento contribuinte para o desenvolvimento da coordenação motora, da inteligência e da integração do ser, favorecendo ainda a descontração dessa criança para uma aprendizagem de forma lúdica.

As atividades envolvendo a música ajudam, e muito, a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Conforme Mársico ( 1982, p.148 ) uma das:

[...] tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha.”

Além de ser prazeroso, o estudo com a música auxilia a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.

A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças. Sem música, a chance é desperdiçada.

   
   
Webquest elaborada por Miracy Rodrigues de Souza Fagundes com